Funcionamento do CEII

Cada célula do Círculo de Estudos da Ideia e da Ideologia se reúne sempre num mesmo horário, e com frequência fixaAbaixo os horários e endereços:

No Rio de Janeiro, um grupo (CEII RJ)se encontra às terças-feiras, das 19h às 22h, o outro (CEII RJ II) às sextas-feiras, das 14h às 17h. Os encontros acontecem na sede carioca do CEII, na Rua Joaquim Silva, 11, 804, na Lapa.

O grupo paulista se encontra às quintas-feiras, das 19:30 às 21:30, na Rua Rui Barbosa, 584, cj. 2, Bela Vista.

Em Cuiabá, os encontros acontecem semanalmente, aos sábados, de 9h às 12h, na Rua Poxoréu, 16 no bairro Morada da Serra II (CPA 2).

Em Jacarezinho, na célula CEII-PR, os encontros ocorrem semanalmente, aos sábados, das 14:00 às 17:00, na Rua Henrique Setti, n.º 77, no Centro de Jacarezinho-PR.

Caso haja alguma alteração na data, horário ou local do encontro, os participantes serão avisados por facebook, email ou telefone.

As reuniões são orientadas pela leitura e discussão de um  texto fundamental –  retirado da obra de Badiou, Rancière, Agamben ou Zizek – que guia também as investigações paralelas sobre outros autores, quando necessárias para a compreensão do texto.  O andamento do estudo é determinado apenas pelo trabalho dos participantes, não seguindo nenhum calendário de progresso pré-estabelecido – é uma diretriz crucial do Círculo que nós não só tomemos o tempo necessário, mas que sustentemos um ritmo próprio de trabalho.

Após os encontros, cada participante escreve uma nota de trabalho, que deve ser enviada por email para contato@ideiaeideologia.com até a data do encontro seguinte. Não há nenhuma restrição de tamanho ou assunto da nota, contanto que o escrito faça referência direta ao texto que está sendo investigado pelo Círculo. Para nós, a nota é uma evidência material de trabalho mais importante que a presença.

Caso o participante deixe de entregar quatro notas de trabalho seguidas – ou falte por quatro semanas consecutivas com qualquer uma das demais condições apresentadas no projeto do CEII – seu envolvimento com o Círculo será terminado. É com base nesse princípio que o Círculo agora aceita também participantes de fora do Rio, São Paulo e Jacarezinho, que se comprometam a acompanhar os encontros através das gravações disponibilizadas no site e que enviem suas notas de trabalho dentro dos prazos estipulados.

Para uma apresentação mais detalhada dos  princípios que ordenam o funcionamento do Círculo, favor referir-se ao nosso Projeto, disponível aqui.